segunda-feira, janeiro 16, 2006

Testes de TI

Não sei quem faz aquelas provas malucas de conhecimento em TI. Não somente as específicas, mas as mais simples como os de concurso ou vestibular em que se pede conhecimento mínimo em informática. Para inserir uma imagem no Microsoft Office XP Standard Home Small Edition for Students... Sinceramemte? Eu quero que essa versão do Office vá para a... Microsoft que lhe concebeu! Isso lá é pergunta para testar conhecimento? Isso só serve para que para passar aqueles psicopatas que decoram como se faz e se perdem na hora do "vamos ver". Cada versão do programa tem o menu de um jeito, vou me lembrar qonde fica naquela tal versão. O que importa é que eu sei fazer um texto com imagens, formatar e sei lá o que, e isso é difícil de se pedir em testes no papel por que cai nessa questão de decoreba inútil. Tem programa que eu fiz que não lembro a seqüência do menu e ações sem ajuda do manual. E outra, e se eu usar OpenOffice. Posso muito bem saber utilizar o da MS, mas não tenho de cór a seqüência. Essa mania de fazer perguntas para ferrar [para não dizer outra coisa] os candidatos, também se aplica a certificações. Ao invés de fazer perguntas conceituais, casos ou algo que faça a pessoa mostrar seu potencial, seu conhecimento válido, vem aquelas perguntas do tipo complete ou algo assim feitas, só pode ser, por pessoas formadas em biologia ou história antiga, porque se a pessoa conhecece do assunto aplicado, não faria questões tão imbecis. O candidato tem que decorar 500 páginas de um manual, apostila e textos para fazer uma prova. Sorte que normalmente essas provas não são o total da nota, porque há outras decentes que salvam a instituição. Quando é que algum responsável vai cair na real e perceber que perguntas assim não testam nada? O pior é quando o material oficial é em inglês e surge um ser designado a formular as benditas e faz um tradução mal feita ou ao pé da letra de uma expressão usada em TI. Aí a casa cai pra todo mundo... Imagine eu criando perguntas específicas para um vestibular sobre a geologia d onorte do Japão. Provavelmente eu seria processado! Ainda bem que tem gente que recorre e consegue a anulação da(s) questão(ões). Até quando vamos viver com essas... essas... esses inomináveis acontecimentos? Quer aplicar testes, aplique, mas faça coerentemente, por favor!

Nenhum comentário: