quarta-feira, janeiro 11, 2006

Página bonita e pesada vale a pena?

Fóruns, sites de documentação, guias e referências precisam de imagens gigantescas, coloridas com a foto de alguém na praia tomando umas? Acho que não, né? Mas e se você
estiver falando de um site de uma empresa de marketing, publicidade, cerveja ou até mesmo de uma montadora de carros? Você tem que aparecer! Antes de tudo ser autêntico e único... original, e existe algo melhor do que as mídias para isso. Vídeos, músicas, animações e imagens alucinantes ou finíssimas para representar sua entidade, empresa, pessoa - porque o site é um espelho seu. As pessoas querem lhe conhecer, e para isso, meu amigo(a), vale tudo... mas com muita cautela. Não se esqueça que o site lhe representa, por isso não faça caquinha (vão pensar que você também é uma).
Como exemplo, deixe eu pegar o site da... Volks: me passa a impressão de uma empresa séria com espírito de aventura... uma foto de um carro dela no Rally Dakar. Apesar os scripts dos menus apresentarem um probleminha com o "onomuseover" no meu Firefox (a não ser que tenham feito de propósito a aba não baixar de vez em quando), é bem interessante. Esses sites têm que passar a qualidade de seus produtos e fotos servem para isso. A pessoa deve se sentir realizando um sonho, então põem umas fotos de alguém feliz para você se projetar nessa pessoa.
Acho que todos os sites de montadora têm um "configurador/monte o seu/ou sei lá o que" para você escolher as cores e acessórios pela internet. Tudo feito em Flash. Claro que o alvo deles não é um usuário do Linx. Até as buscas são feitas em Flash, algo que é simples de se fazer (entre em Renault, busque um carro com certas configurações), mas o que importa nestes casos é o visual. A empresa tem que ser imponente.
Agora entre no site da AmBev. Tem suas animações legais, mas repare no menu: Responsabilidade Corporativa, Imprensa, Investidores, Apoios e Patrocínio... Agora entre em Skol - do grupo AmBev - e comece pelo título "<skol> oooooooooooo...", aviso que o site usa Flash 6.0 e se você tem menos de 18 anos é redirecionado para o site da AmBev. Se você for maior de idade vai cair num site em Flash. Pra que essa diferença? Porque o foco é outro. Skol desce redondo, numa praia, é festa, é farra, com responsabilidade (!), eventos... Quem entra nesse site quer isso e por se sentir bem nessa onda ele compra.
Quando você for planejar um site, deve levar vários fatores em consideração. Como você já deve saber, o público alvo é essencial para se avaliar a funcionalidade atrativa de uma imagem, animação, apresentação (eu não gosto), cores e a disposição dos elementos na tela, ou seja a banda a ser consumida e o leiaute. A necessidade do uso de cada recurso que as páginas permitem é você quem vai avaliar, ou seu cliente chato que sempre quer aquele iconezinho ali ou a fachada ridícula da empresa no meio do site como apresentação (já falei que não gosto de sites com apresentação?). Procure dominar esses recursos para compensar peso, principalmente, sem perder qualidade.
Talvez você tenha lido uma postagem anterior sobre imagens e achado que sou aqueles psicóticos que não gostam de imagens, mas não é isso. É que às vezes existem excessos... e, outras vezes, falta.

Nenhum comentário: