segunda-feira, janeiro 09, 2006

AJAX - definição de cada nome da sigla

Sei que já existe uma postagem sobre AJAX explicando o que é e como funciona. Porém achei que falta um pouco de definição para quem não conhece direito essas palavras e expressões da web. Resumindo, esse AJAX, que não é time da Holanda e nem nenhum produto de limpeza (toda vez que falo em AJAX para minha namorada, ela vem com papo de desinfetante e coisas assim), é um conjunto de tecnologias que já existiam, mas que juntas deixam sua aplicação mais dinâmica sem precisar carregar as páginas várias vezes. AJAX, como já dito na outra postagem, significa Asynchronous JavaScript And XML. No site http://www.yourhtmlsource.com/javascript/ajax.html você vai encontrar esta definição em inglês, além de muito mais sobre AJAX (muito bom site). Essas definições foram tiradas de lá, traduzidas e adaptadas.

Assíncrono: Significa que quando você faz uma requisição e espera o retorno, mas está livre para fazer outras coisas enquanto isso. A resposta provavelmente chega quase que imediatamente, então você faz uma função que espera o envio do servidor e faz alguma coisa quando ela chegar.
Ou seja, assíncrono quer dizer "pede pro servidor, você faz o que tiver que fazer e quando ficar pronta, ele te manda a resposta".
Javascript: É uma linguagem para criar scripts e deixar suas páginas mais dinâmica. Neste caso, do AJAX, usado para requisitar ao servidor. Uma vez que a resposta é retornada do servidor, você normalmente vai usar alguma(s) função(ões) Javascript para mudar algo na página atual para mostrar que a ação foi realizada com sucesso.
XML: É uma linguagem de marcação que armazena somente dados. Os dados que você recebe do servidor são empacotados como XML, sendo facilmente processado pelo Javascript. Este dado pode qualquer coisa de qualquer tamanho.

Espero ter ajudado alguém que tenha dificuldade de entender isso... se tiver dúvidas, comente!