segunda-feira, dezembro 26, 2005

Imagens... Usar ou não usar, eis a questão...

Aí depende. As imagens são necessárias? Não estou dizendo para não usá-las, mas há gente que gosta de criar imagens apenas com textos e utilizá-las nos títulos e subtítulos de artigos, por exemplo. Tem imagens que podem ser reduzidas ou descartadas. Já se foi o tempo em que o webmaster utilizava imagens para separar pedaços da página e ajeitar o leiaute. Em nossa era, precisamos seguir padrões e pensar na acessibilidade, procurando estruturar o site não mais em tabelas e muito menos usando as ditas "spacers" que separam o conteúdo. O CSS está aí para isso. Ah sim, você quer uma página mais arredondada, mais bonitinha? Não precisa fazer aquela figura gigante com a beradinha arredondada para comocar no menu. Você pode simplesmente fazer só o cantinho arredondado e colocar na ponta do dito cujo. Pronto! Kilobytes a menos para carregar... e se o navegador não permitir ou estiver desabilitado para imagens, a cor de fundo vai ser mantida e só não vai ter o canto suave... que meigo.
Você deve pensar em tudo isso antes de colocar uma figurinha bonitinha:
- A falta da figura afetará na visualização da página/conteúdo?
- Ela é necessária?
- Que formato você está usando?
É legal saber que o novo padrão da web é o PNG, mas há, ainda, navegadores que não o suportam (esse cara deve ser chato). Por isso utilize JPEG para fotos (imagens com muitíssimas cores) e GIF para ícones (figuras com menos cores, normalmente representativas).
Nunca esqueça de utilizar o texto alternativo (atributo "alt" da tag "img") para que se alguém não puder visualizar a imagem, ao menos saberá do que se trata.
Acho que é só! Até mais!

Nenhum comentário: