quarta-feira, dezembro 07, 2005

Natural/ADABAS?

Sou analista de desenvolvimento e atualmente estou trabalhando com um sistema em plataforma alta, Mainframe. E, adivinha: Natural/ADABAS.
Quando vi "Natural/ADABAS" me perguntei: Mas que porcaria é essa?! Daí fui pesquisei um pouco e no trabalho fui conhecendo essa ferramenta, e li também uma apostila que encontrei na internet. A definição seria que Natural é uma ferramenta de deselvolvimento muito utilizada em Mainframe, mas possui versões para plataforma baixa também.
Desenvolvida pela alemã Software AG e distribuída aqui no Brasil pela Consist, possui uma ótima e fácil linguagem de programação com diversas funções, variáveis de sistema, editores de objetos, acesso direto a bancos de dados, inclusive ao ADABAS ao qual faz parte. É muito parecida com o COBOL, bem completa também, porém com muito menos instruções necessárias para as tarefas a se realizar. Quem aprendeu, como eu, na faculdade o bendito do COBOL e achou que iria se livrar e, de uma hora para outra, dá de cara com aquela tela parecida, fica feliz, em partes, quando conhece o Natural, pois é bem mais simples. Já ADABAS é um banco de dados hierárquico que atende bem aos requisitos críticos de performance de sistemas de grande volume e alta disponibilidade, como está descrito no próprio site da Consist, obtendo-se dele uma resposta rápida mesmo com uma estrutura complexa de banco.
Encontrei uma apostila ótima que fala isso aí em cima de Natural e muito mais. É do Luciano Perdigão e pretendo disponibilizar no meu site.
Para quem prestar concurso em que se pede para conhecer Natural e não quiser ficar "boiando", acho que esse texto ajuda (além dessa ótima apostila).

Se você sabe alguma coisa mais ou discorda de algo, ou até ache que falei alguma besteira, por favor comente!

30 comentários:

Anônimo disse...

Daniel,
estava procurando no google quando vi o seu blog ... sou estudante de ciência da computação e entrei em uma empresa para programar em natural/adabas ... você poderia me passar essas apostila? qq coisa meu email é maryssette@hotmail.com
Obrigada

Anônimo disse...

Amigo Daniel,
Estou louco atrás de uma apóstila de Natural/adabas, por favor, poderias me enviar esse material?
meu e-mail é joaosssilva@gmail.com
Obrigado.

Atenciosamente,

João Santos

Zócrulos disse...

Opa! Se puder, me envia também essa apostila. Estou precisando urgente. Obrigado

rafaelocrin@gmail.com

Anônimo disse...

Daniel, tb estou precisando de uma apostila de Natura/Adabas. Envie , por favor, para rcassissa@gmail.com

Valeu !

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Daniel disse...

comentários incluídos no blog do wordpress (a ser desativado)

Dany

Oi Daniel, bao tarde,

Estou estudando pra concurso, e gostaria de saber, se vc poderia me disponibilizar a apostila sobre ADABAS/Natural.

Abraços e Obrigada.

Rodrigo

Manda essa bendita apostila pra mim!

Daniel

Pessoal, postei o endereço de um novo blog somente para natural/adabas com os links das apostilas. Basta acessar a principal deste blog.. (é o último post) dadomingues.wordpress.com, ou acessar o novo blog diretamente - naturaladabas.wordpress.com.
Lá estão os links para as apostilas.

Fernando Nunes

Ficaria grato se pudesse me mandar também esta apostila, ou então me passr um link de onde consigo a mesma. meu email é fnrocha@gmail.com
Grato

Carlos

Olá, será que vc não poderia colocar o link aqui na página diretamente ao invés de enviar por email ?

obrigado.

thiago

amigo tava olhando desse natural / adabas tem como vc me mandar a apostila tbm. meu email é xxxxxxxxxxxx@xxxxxxxxxx

gerv

Daniel, FAvor enviar apostila de Natural/Adabas p/ o meu email. xxxxxxxxxxxxxxxxx@xxxxx. Seria de grande ajuda

Teófilo

Olá Daniel! Estou precisando de uma apostila de Adabas, se for possivel me envie por email, ou me indique o site.
Obrigado. Teófilo

Jorge

Olá Daniel…estou vendo todas estas solicitações para o link da apostila e gostaria de entrar no coro…vc já a tem formatada? Obrigado. Jorge Leite.

Ariana

Reiterando minha mensagem,

Se puder a apostila para o e-mail xxxxxxxxxxxxxxxx@xxxxx

Obrigada.

Ariana.

Ariana

Olá,

Estou precisando muito de uma apostila de Natural para fazer uma prova, será que você poderia me mandar esse material, por favor?
Obrigada.

Ariana.

Anônimo disse...

Manda a apostila de Natural/Adabas pra mim tb, por favor! E-mail: solange.ferreira@gmail.com

Anônimo disse...

Oi amigo estou preste a começar um curso de natural/adabas e gostaria de iniciar meus estudo nessas linguagem imediatamente. Manda para mim essas apostilas:luiz_ucb@yahoo.com.br
Abrigado

Anônimo disse...

Olá pessoal!!! Tem muita gente querendo a minha apostila de Natural, não é? Então, entre no link abaixo que ela está disponível no meu grupo no Yahoo (natural2).

http://br.groups.yahoo.com/group/natural_2/
A apostila está na seção arquivos.

Unknown disse...

Daniel, estou precisando desesperdamente de uma apostila de Natura/Adabas. Envie , por favor, para Wesleyso@yahoo.com
Grato !!!

Daniel disse...

Para apostilas acesse: http://naturaladabas.wordpress.com/apostilas/

Unknown disse...

Amigo, por gentileza poderia me enviar essa apostila no enogueira@bfbr.com.br

Grato,

Elias Nogueira

Anônimo disse...

Colega, sou o Pedro Junior, Sou Analista programador Cobol, porém de plataforma baixa (MicroFocus 4.5 - caracter) e atualmente estou desempregado e não estou conseguindo nenhuma re-colocação. Por esse motivo gostaria de partir para o Cobol Mainframe e creio que essa apostila poderia me ajudar demais, então, peço, se puder me enviar pelo e-mail: pjrsil@uol.com.br , ficarei muito agradecido.

Pedro Junior
Analista Programador Cobol 4.5
pjrsil@uol.com.br
11 - 9561.4169 / 16 - 3967.8146

Anônimo disse...

Prezado Colega Daniel,
Sou Professor de Informática do Estado e também de uma escola agrotécnica federal, sou formado em licenciatura em computação e pós-graduado em redes, porém estou querendo fazer esse prova do detran-rj que vai ter agora no início do mês que vem, e vai cair ADABAS/Natural na prova. Não estou conseguindo achar nenhuma apostila sobre o assunto, vc poderia quebrar meu galho?? desde já agradeço mto amigo.. um abraço.. se eu puder retrubuir o favor de alguma forma conte comigo.. meu e-mail é robertopiress@gmail.com (com dois s's mesmo.. rs) obrigado..

Daniel disse...

Acessem: http://naturaladabas.wordpress.com
Lá tem apostilas e links de Natural e Adabas.

Abraço!

Anônimo disse...

Olá Daniel.
Gostaria de fazer-lhe uma consulta.
Trabalho com um sistema de gestão acadêmica, onde fazemos lançamento de notas para os alunos. Os valores zero são gravados, mas não são exibidos. A empresa que desenvolve o sistema diz que é muito complexo fazer com que os zeros sejam exibidos. Pergunto se você ou alguém do grupo tem alguma solução.
Desde já agradeço.
meu e-mail: titth@hotmail.com

Anônimo disse...

Ola Daniel,
Preciso estudar essa linguagem para uma nova oportunidade de emprego. Sou formado em Ciencia da Computaçao e tenho duas pós-graduacoes. Meu email é: thiago7@hotmail.com
Voce pode manda-la pra mim?
Obrigado

Raul Renato disse...

Muito legal os comentários que vi. Conheço Natural/Adabas desde 1985, tendo recebido treinamento na CONSIST e CNTr/Telebrás. Ótima linguagem é o Natural, que por sinal vem também acessando Db2 via SQL inserido no código. Caso alguem queira treinar, sou instrutor e posso ajudar com algumas dicas básicas, ou aulas particulares. raul_antunes@hotmail.com

Anônimo disse...

Vaga Para Natural Adabas Sênior
Local RJ
Período Determinado

Cvs para melyssa.bogaz@cadmus.com.br
com o código 1393-Natural Adabas no campo assunto

Melyssa Bogaz
www.cadmus.com.br

Anônimo disse...

Olá Daniel!
Vc poderia me enviar esta apostila de Natural/Adabas para eu estudar para um concurso?
Meu e-mail é nadielle@gmail.com
Muito obrigada!

Anônimo disse...

olá Daniel, estou precisando urgente de uma apostila de natural/adabas, por favor vc poderia me enviar, ficarei muito agradecido o meu email- rafa_froz@hotmail.com

Anônimo disse...

tambem preciso de material sobre adabas/natural se puder me enviar meu email é: dudufast@hotmail.com obrigado!

Klau disse...

Opa poderia me mandar a apostila please necessito muito.
claudio_ochido@hotmail.com

Unknown disse...

Boa tarde daniel, sou analista desenvolvedor natural adabas à mais de 12 anos, se vc souber de alguma oportundade, pois fiquei desalocado semana retrasada..! email 'ibsoncabral@yahoo.com.br" - sou moderador da Lista Yahoo.. naturalistasadabaseiros.!!

Anônimo disse...

Oi pessoal, tudo bem, tenho material completo de Natural/Adabas, inclusive software para ser instalado em micro que funciona com front end para windows, está disponível para quem quiser. Trabalho com NATURAL/ADABAS mais de 20 anos em AMBIENTE MAINFRAME, inclusive ministro curso de NATURAL/ADABAS. Atualmente estou procurando uma colocação no mercado de trabalho, se alguêm souber de alguma oportunidade estou a disposição, me encontro em CURITIBA, mas aceito ir para outros ESTADOS do BRASIL e até para o EXTERIOR, um abraço a todos

email: cassioluiz88@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi cara tudo bem, salve!

Pois é também estou a procura de uma apostila boa de natural/adabas
Manda para mim !
meu email:warhjr@gmail.com
Obrigado por seu site.
Valeu

Anônimo disse...

Amigo, por gentileza poderia me enviar essa apostila no

renanrufino@gmail.com

Grato,

Renan Rufino

Daniel disse...

Apostilas:

http://naturaladabas.wordpress.com/apostilas/

marciapvg disse...

Oi Daniel, meu nome é Marcia e comecei num trabalho a pouco tempo e lá eles trabalham com o natural/adabas e sou totalmente ignorante qnto a essa linguagem, estou estudando, q bom q encontrei seu blog no meio das minhas pesquisas.
Eu peguei o softwareAG e instalei na minha maq pra desenvolver algo em natural, mas não estou sabendo usá-lo, como faço pra começar a desenvolver em natural, o q mais devo instalar?
Pra outros contatos me adiciona nos seus contatos, marciapvg@hotmail.com

Daiene disse...

Oie, tudo bem!
trabalho com COBOL a um tempo e agora me veio o desafio com
Natural\adabas se puder me ajudar com esses materias.. grata

daiene.m17@gmail.com