terça-feira, dezembro 13, 2005

AJAX: não é o time da Holanda

AJAX significa Asynchronous Javascript And XML. É um conjunto de tecnologias que deixam suas páginas mais dinâmicas transferindo de/para o servidor apenas dados relevantes. A utilização do AJAX necessita de uma programação bem organizada, seguindo os padrões da W3C, pois se interliga diretamente com os objetos e recursos de ambos os lados da aplicação (cliente e servidor). A página XHTML e formatada em CSS, preferencialmente, tem seu conteúdo alterado usando XMLHttpRequest via Javascript, tendo o XML como meio de interligação e manipulação dos dados processados no servidor (PHP, ASP, CFML, Python).
Para variar o IE (não sei o 7, porque não uso mais IE) possui algumas diferenças para a obtenção das propriedades e objetos das páginas, não seguindo a interface DOM da W3C como o Firefox, Opera, Safari, etc. Aí você, para acessar alguma tag na sua aplicação, deve fazer um condicional (se IE então... senão...) para instanciar corretamente o objeto que manipulará essa tarefa. Muitos sites como o Google e até mesmo da Microsoft utilizam AJAX para agilizar e evitar reenvio de dados desnecessariamente.
Não precisa dizer que vale a pena utilizar desde que saiba como. Ainda existem dispositivos que não usam o XMLHttpRequest ou JavaScript, por isso cuidado. Não faça nada que possa prejudicar ou parar sua aplicação. A dinamização deve ser utilizada apenas para melhorá-la e torná-la mais amigável e rápida. Viva o XHTML - a base da informação de sua página! O resto pode ser desprezado (acho que ficou forte essa colocação, não?): saiba usar.

Um bom tutorial de AJAX pode ser encontrado em:
http://www.tableless.com.br/ajaxdemo/
Um site ótimo!

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado por indicar. Fico feliz em saber que nosso site está sendo útil.