segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Requisitos

Requisitos é um monte de coisa indispensável que o sistema deve fazer. Eles podem ser:
Funcionais - funções e ações do sistema (gerar relatório, permitir manutenção dos cadastros)
Não Funcionais - restrições, padrões e frescuras (tempo de saída automática do sistema [logoff], usabilidade, posicionamento do logo da empresa [isso afeta o visual...])
Essa coisas são definidas pelo usuário e especificadas pelo analista, no caso você, que deve documentar tudo para não ter problemas depois. É na fase de elicitação de requisitos que se conhece os atores (quem age), as necessidades (o que ele quer que o sistema satisfaça) e suas funcionalidades (o que deve fazer para atender as necessidades), tira a medida do projeto (tamanho, custo e esforço, principalmente), cria os casos de uso ligados às funcionalidades (uma historinha passo-a-passo da interação entre os atores e as atividades/ações), regras de negócio a serem seguidas na aplicação, faz o glossário para o cliente e você, e quem ler a documentação, entender tudo que se passa.
É complicado, mas normalmente o cliente muda alguma coisa no decorrer do projeto, inventa uma necessidade ou diz que algo não é mais necessário ou quer diferente, por isso, se esforce para sugar e questionar ao máximo os requisitos que você pegou e, assim, depois se estressar menos com as mudanças. Lembre-se de analisar o impacto dessas mudanças, hein! Cliente é fogo!

Nenhum comentário: