quinta-feira, abril 13, 2006

Nanocarro motorizado - Notícia do Estadão

Eu sei que não tem diretamente foco em desenvolvomento, mas é tecnologia. Olha que show de bola! Acho que vou querer comprar um para eu dirigir!

Ciência e Meio Ambiente

12 de abril de 2006 - 20:07
Cientistas produzem nanocarro motorizado
Modelo motorizado, que funciona com a luz, mede apenas entre 3 e 4 nanometros

HOUSTON, EUA - Depois da invenção do primeiro carro feito de uma única molécula no ano passado, os químicos na Universidade Rice produziram a primeira versão motorizada de seu minúsculo nanocarro. A pesquisa será publicada na edição desta quinta-feira da revista Organic Letters.
"Nós queremos construir coisas desde o início, uma molécula de cada vez, mais ou menos da mesma forma que as células biológicas usam enzimas para montar proteínas e outras supermoléculas", disse o pesquisador James M. Tour. "Tudo que é produzido pela biologia - da mais alta árvore a maior baleia - é construído por uma molécula de cada vez. Os nanocarros e outros transportadores sintéticos podem ser alternativas adequadas para sistemas criados da base para o topo, em que os métodos biológicos não são práticos".

O modelo motorizado do nanocarro funciona com a luz. Seu motor rotativo, um dispositivo molecular que foi desenvolvido por Ben L. Feringana, Universidade de Groningen, na Holanda, foi modificado pela equipe de Tour e, assim, poderia se unir ao chassi do nanocarro. Quando a luz atinge o motor, ele roda em uma direção, empurrando o carro, como uma roda de pás.

O nanocarro consiste em um chassi rígido e quatro rodas de acetileno que giram livremente e independentemente uma da outra. As quatro rodas de fulereno que foram usadas na versão original do nanocarro roubavam energia do motor, e foram substituídas por moléculas esféricas de carbono, hidrogênio e boro.

Testes iniciais conduzidos em uma banheira de solvente de tolueno constataram que o motor gira como projetado quando é atingido pela luz. Mais testes estão em andamento para determinar se o carro motorizado pode ser dirigido em uma superfície lisa.

Os nanocarros, que medem apenas entre 3 e 4 nanômetros (bilionésimos de metro), têm mais ou menos a mesma largura de cordão de DNA, mas altura muito menor. Cerca de 20 mil desses nanocarros poderiam ser estacionados, lado a lado, no diâmetro de um fio de cabelo humano.

Eles são os primeiros veículos em nanoescala com um motor interno.

Copyright © 2006 Grupo Estado. Todos os direitos reservados
http://www.estadao.com.br

Nenhum comentário: