segunda-feira, maio 26, 2008

CMS em PHP

CMS significa Content Manager System, ou seja, Sistema Gerenciador de Conteúdo, ótimos para sites com bastante manutenção de conteúdo e portais. Para o dessenvolvedor e para o cliente, é ideal utilizar um que seja fácil de customizar e de usar. Esse é um grande problema. Qual CMS usar??? Para nós, pobres desenvolvedores que gostam, ou precisam, usar um CMS com resultado em XHTML limpo, é uma dúvida cruel. Ainda mais tendo que unir esse fato à simplicidade de administração e ao poder da personalização. Tenho 3 nomes que particularmente aprovei em situações que utilizei.
  • Drupal - o mais simples e fácil de administrar, porém a edição/diagramação das páginas é um pouco restrita (PHP+MySQL|PgSQL).
  • Wordpress - criado para ser um sistema de blog fácil e robusto com diversos recursos para personalização e controle, possui plugins que fazem dessa poderosa ferramenta um gerenciador de conteúdo muito bom (PHP+MySQL).
  • CMSMadeSimple - realmente simples e poderoso, com templates e módulos para o site, porém falha pelo português inexistente no site oficial (PHP+MySQL|PgSQL).
Hoje, depois de muita reflexão, prefiro o Wordpress devido a grande gama de templates, plugins, idiomas e facilidade na administração e diagramação das páginas.

Mas minha última necessidade foi usar um que pudesse ser usado com diversos bancos. Encontrei estes outros CMS interessantes em PHP e que utilizam os maiores e mais usados bancos de dados do mercado (MySQL, PostgreSQL, Oracle e MS SQLServer)
Já sem utilização de banco de dados, ou seja, armazena os dados em arquivos texto (flat file), encontrei esses:
Vale a pena testá-los. Publicarei meus testes um a um aqui no blog.

Abraço!

Nenhum comentário: