quinta-feira, maio 15, 2014

Scaled Agile Framework

No Agile Trends 2014 conheci o SAFe. Foi um Trend Talk da Sandra Santos (IBM) que deu um case de implantação de agile utilizando a ferramenta de AML da própria empresa utilizando este framework.
Achei muito interessante, pois para grandes empresas com necessidade de fluxo de informações que ultrapassam a fronteira de equipe de desenvolvimento, há uma dificuldade enorme em absorver ou customizar uma metodologia ou framework com foco apenas no time.

http://scaledagileframework.com/


Conforme o próprio site, é uma base de conhecimento para implementação de práticas ágeis em escala organizacional.
Muitos podem criticar, mas ajuda muito na entrada dessas práticas nos diversos níveis das empresa, de forma integrada, fácil menos complicada e concisa.
Com um desenho e fluxo pronto nos 3 níveis que possui o foco (e não só no desenvolvimento feito pela equipe como ocorre no Scrum, por exemplo), o SAFe atende a necessidade de visualização do todo por quem está no alto comando.
Claro que é mais pesado que os frameworks ágeis tradicionais por conta da necessidade de integração vertical, mas é uma boa dica para quem está em uma empresa grande e encontra dificuldades com o corpo gerencial. É uma base para criação ou ajuste no processo, pois deixa clara a necessidade da agilidade em toda a organização.

O site é intuitivo, mas não permite que clique com o botão direito... para abrir o link em nova aba, utilize ctrl + clique (no Chrome, por exemplo).

Nenhum comentário: