sexta-feira, abril 25, 2014

Agile Trends 2014 SP - segundo dia

O dia começou com um aviso de correções de pequenos problemas do primeiro dia (atrasos, guarda-volume e importância da rodada de discussões). Depois disso veio um lote de palestras excelentes deixando o segundo dia bem melhor que o primeiro.

Para registro, os atrasos continuaram e as rodadas foram prejudicadas novamente, além do clima glacial do auditório ser motivo de reclamação coletiva.

O key note do Roy Singham sobre "Agile's Heritage: Defending a just and free internet" foi excelente e deixou muita gente pensativa sobre como usamos, espionagem, marco civil e como direcionaremos nosso uso daqui para frente. A internet e seu uso foi tema de outro excelente key note depois do almoço do professor-doutor Lulli Radfahrer sobre "A internet de tudo".

Assisti e gostei da palestra do Alexandre Freire sobre falha em projetos ágeis ou não. Também gostei da "Escalando ágil com SAFe" apresentado pela Sandra Santos da IBM, pois não conhecia o SAFe e achei muito interessante para grandes empresas e governo, pois mostra como atuar na organização inteira e não somente no time (dê uma olhada: http://scaledagileframework.com/).

Os talks do Matheus Haddad sobre tomar decisões em equipe e a do Manoel Pimentel sobre o "PornoAgile - uma visão apenas para maiores" foram muito bons com destaque para a do Manoel que trouxe uma visão mais realista de empresas grandes e não startups. No final de ambas, uma falha grotesca da organização finalizou com uma excelente questão de Erica em aberto: -2 para a organização por isso.

Por fim eu fiquei nas técnicas de facilitação do pessoal da K21 (Marcos Garrido e Rafael Sabbagh) com 50min de workshop que pincelou o que um scrum master ou papel similar deve fazer em certas situações na condução de um projeto com equipes reais. Muito bom, mas para quem já havia feito o treinamento de CSM com eles não houve muita coisa de diferente.

O evento continuou até 19h, mas precisei sair às 17h por conta do fretadão para Santos!

Nenhum comentário: