quinta-feira, outubro 17, 2013

Configurando NetBeans para rodar projeto PHP5.4

Eu comecei a usar o NetBeans a pouco tempo, então muita coisa para mim é novidade. Estou gostando, mas no começo só levantava a aplicação na mão, pois não sabia (não estava muito interessado) levantar o servidor php5.4 a partir do IDE.

No meu cenário tenho um projeto em CodeIgniter e o abri no NetBeans (ele cria uma pasta "nbproject" dentro da pasta raiz do projeto, onde ele guarda informações e configurações específicas para o IDE se encontrar.

Eu fazia o seguinte: ia na pasta do projeto e executava:

php5 -S localhost:8002

Pronto. Rodava em um servidor PHP incorporado para fazer os testes enquanto desenvolvo. Mas e no NetBeans?

Vou considerar que o seu NB já está configurado, com os plugins, para PHP.

Vá em "Ferramentas" > "Opções" e aponte o interpretador PHP5 correto.

Abra o menu auxiliar no projeto (clique com o botão direito do mouse) e selecione a opção "Propriedades"; daí em "Executar Configurações".

Eu preferi criar uma configuração minha (nomeie como quiser), e escolhi "Servidor de Web de PHP incorporado" na opção "Executar como".

Escolhi também uma porta específica para não interferir no Apache que tenho instalado; coloquei a mesma porta na configuração do framework (Nome do host = localhost; Porta: 8002).

Pronto!

Agora é só clicar em "Play" ou "Executar" no projeto que ele roda o script "php5 -S localhost:8002" abre a aplicação no navegador padrão (você pode configurar no NetBeans).

Finito!


Um comentário:

Unknown disse...


help you too http://www.gofundme.com/5561vc