sexta-feira, setembro 07, 2012

Agile Brazil 2012

Essa semana aconteceu o Agile Brazil 2012. Infelizmente não pude ir no dia 7 de setembro, último dia, mas pode ter certeza que o evento valeu a pena.

Uma coisa que achei interessante foi o amadurecimento com relação à gestão de projetos: muitos introduziram como novidade na gestão da equipe ágil indicadores tradicionais como EVA [não só burnup] para a sprint e projeto - coisa que muitos não faziam porque achavam desnecessário ou simplesmente desconheciam por achar que Scrum puro bastava. Outra coisa interessante foi a força que o Kanban [não o quadro] ganhou colocando o timebox em cheque em muitas situações. O engraçado que para os indicadores não querem usar o nome tradicional ou descobriram e não sabem que estão fazendo algo "um pouco antigo".

O clichê é fato: Não existe solução perfeita... não existe bala de prata. A agilidade está na liberdade e adaptação sempre focando a melhoria, otimização e produtividade real, agregando valor ao negócio do cliente constantemente. Para certas organizações a burocracia se faz necessária, o processo é importante e isto agora está vindo de forma mais clara dos agilistas.

Esta maturidade em gestão apresentada/explicitada por muitos foi excelente para ver que não é só a gente que precisa montar um Frankenstein para atender à nossa realidade.

Para mim a gestão do projeto é a mesma; o que muda é a forma que cada gerente encara as situações. Cada cenário de empresa, cliente, equipe, escopo, interesses, esfera e cultura afetam na maneira de condução e nas decisões de gestão tomadas pelo LP, GP ou SM, ou quaiquer pepéis e nomenclaturas que venham a surgir para a liderança de um time.

Link: http://www.agilebrazil.com

Viva a agilidade! Parabéns pelo evento!

Nenhum comentário: