quinta-feira, agosto 16, 2007

Navegadores diferentes: Descobrindo novos mundos

Você conhecia Avant ou Maxthon? Flock já ouviu falar, né?
Fala-se muito no iE, no Firefox, Opera e Safari, mas por aí tem muitos navegadores bons que estão surgindo e ganhando uma comunidade ativa boa.
Vou fazer um breve comentário de cada um dos novos destaques. Não há necessidade de citar leitor de RSS, bloqueador de popup, auto preenchimento e segurança como fatores de desempate, porque por padrão todos os bons (entenda estes) navegadores possuem.
  • Avant Browser: Com os principais recursos dos outros navegadores, ele é rápido e eficiente, com ótima usabilidade. Com abas horizontais e verticais, armazena seu perfil em uma conta online e possibilidade de navegação mais completa com o mouse, se destacam no que dizem uma versão melhorada do iE. O instalador da versão 11 tem só 1,8MB
  • Maxthon: Navegador freeware, altamente customizável, era chamado de MyIE2 pois utiliza o mecanismo do iE. Assim, tem a mesma eficiência porém muitos recursos em uma navegação fácil e eficiente. O instalador da versão 2 tem 2,2MB
  • Flock: Navegador de código aberto ainda na versão 0.9x, com muitas pequenas e ótimas funcionalidades de interação com serviços da internet como arrastar e soltar imagens do Flickr, navegação com abas, atalhos para Google, Yahoo!, eBay, plugins, skins, permite fácil postagem em seu blog com tags rápidas. Bom e leve (parece o Firefox) - instalador tem 10MB - Tem uns bugs que estão sendo arrumados.
  • Opera: Bem difundido, é o terceiro navegador (atrás do iE e do Firefox). Prima a leveza e a facilidade com ótimos recursos (abas, miniaturas das telas, widgets). O instalador clássico da versão 9 tem 3,9MB e o multi-idiomas tem 6,2MB. Possui também versão compacta.
  • uBorwser: Em fase de desenvolvimento, ainda não possui muitos recursos, mas é inovador. Utiliza o mesmo mecanismo do Firefox (Gecko), mas a apresentação das páginas é em 3D usando o OpenGL. Houve outras tentativas como o Borwse3D, que utiliza o engine do iE e DirectX.
As abas foram a grande inovação dos navegadores, que trouxeram recursos de navegabilidade e usabilidade para bater de frente com os grandes. Quando o Firefox surgiu, quebrou o conceito e a hegemonia do Internet Explorer, e os pequenos navegadores estão agregando funcionalidades que permitem uma disputa saudável para nós usuários. Leitor de RSS, arrastar e soltar de imagens e vídeos, bloqueador de popup e scripts/Flash, são coisas que o Opera e o Firefox introduziram, deram certo, e estão cada vez mais se tornando padrão para qualquer navegador. Só falta os produtos seguirem totalmente os padrões da W3C, para renderização das páginas. Quando isso acontecer efetivamente, somente os recursos são importar para a escolha dos navegadores. Recursos estes que já se tornaram requisitos para um produto decente.

Nenhum comentário: