quinta-feira, novembro 24, 2005

A tal da Web 2.0

Esse é um novo conceito de que a web está, ou deveria estar, ligada ao conhecimento geral com acessiblidade global. A estrutura do conteúdo deve ser simples, fácil de se entender e de se diferenciar cada pedaço dela. O conteúdo deve ser apresentado de forma clara e intuitiva, usável e acessível para qualque um em aualquer lugar com qualquer dispositivo.
Todo o conhecimento deve estar ligado, como é na vida real, agregando assim informações e possibilitando uma pesquisa mais completa, podendo ser alterada quando necessário. Isso serve para todos os tipos de mídia como textos, sons e vídeos, sempre lembrando que cada um conhece um pouco ou muito sobre determinado assunto, mas não tudo.
Para os programadores, além de integrar melhor execuções no cliente com execuções no servidor, é bom utilizar XML e separar conteúdo de apresentação, criando sistemas pensando em compartilhamento da informação, dentro dos padrões estabelecidos para que no momento ou futuramente possa adicionar módulos e trabalhar em conjunto com outros serviços espalhados por aí. Sistemas na plataforma web são o futuro e devem estar sempre em desenvolvimento.
Essa nova web traz um espírito colaborativo em que tudo e todos podem se conversar, desenvolver e criar. Unidos. Veja o exemplo da Wikipedia, uma enciclopédia mundial em que os usuários alimentam o banco de informações. Todo conhecimento deve ser livre (sites corporativos, páginas pessoais ou blogs). A web é livre, assim como todos nós.

Estes artigos são bem legais e vale a pena lê-los:
http://www.forumpcs.com.br/coluna.php?b=136211
http://www.carreirasolo.org/archives/voce_sabe_o_que_e_we.html

Nenhum comentário: