sexta-feira, janeiro 09, 2009

Campanha para eliminar navegadores antigos

Há um tempo vi uns sites que forneciam scripts para que se um visitante acessasse seu site através de um navegador antigo, avisasse de um potencial problema. Destes, 2 em inglês e 1 em português. Essa semana recebi da iMasters um e-mail da campanha brasileira encabeçada por eles com apoio da Fundação Mozilla e obviamente com foco no Firefox. Tudo isso para acabarem de vez com o bendito Interner Explorer 6.
Este navegador além de antigo (lançado em 2001), não segue em muitas situações os padrões para interpretação das tags e estilos das páginas, o que causa um problemão para quem desenvolve, pois deve preparar as páginas para essas situações. Não que todos os navegadores sigam os padrões corretamente, mas o IE6 é o mais problemático.
Seguem os links dos sites que promovem essa revolução! Eles exibem uma barra de alerta informando que o navegador é antigo e pode causar problemas para a visualização.
  • http://www.stopie6.org - baixe o script, coloque junto aos outros e simplesmente chame-o na página do seu site. Só isso.
  • http://www.end6.org - baixe o script, coloque junto aos outros e chame-o na página do seu site, ou simplesmente cole a chamada publicada e utilize o arquivo direto do site.
  • http://updateyourbrowser.net - copie e cole o código informado e pronto (barra limpa e simples, mas com link para a página do site com os navegadores novos ).
  • http://imasters.uol.com.br/crossbrowse - copie e cole o código informado e pronto (barra com imagens, porém com os links diretos para os sites dos navegadores).
Abraço!