sexta-feira, setembro 19, 2008

Microsoft Live Mail / Hotmail barra Chrome

Estou postando usando o Chrome. Nada deu errado por enquanto.
Mas quanto tento acessar o Hotmail (mail.live.com):
Atualize o seu navegador da Web
É recomendável atualizar seu navegador da web para obter o melhor do Windows Live Hotmail. A atualização levará apenas alguns minutos. Para começar, escolha um dos navegadores a seguir:
Microsoft Internet Explorer
Mozilla Firefox
Apple Safari
Se você não deseja atualizar agora, você ainda pode Continuar no Windows Live Hotmail, mas talvez algumas partes não funcionem ou não sejam exibidas adequadamente.

Depois, insistindo:
Esta é a versão clássica do Windows Live Hotmail
Essa versão funciona melhor com seu navegador. A versão completa do Windows Live Hotmail é executada no Internet Explorer 6.0 e superior (verifique os requisitos do sistema antes de instalá-la). A versão completa também funciona com o Firefox 2.0.

O que eles querem dizer com isso? O iE6 é melhor? Estão com medo do Chrome? Fazer uma média com a comunidade colocando links para Firefox e Safari?
Vai entender a Microsoft...

terça-feira, setembro 09, 2008

Permitir somente index.php pelo .htaccess

Apesar de haver vários frameworks, tem coisa que faço sem a utilização deles. Acho que isso é comum para desenvolvedores. É legal proibir o acesso direto do usuário aos arquivos do seu site, como uma imagem ou até mesmo um script que faça algo mais delicado como excluir_usuario.php, por exemplo. No Apache é fácil fazer isso usando o arquivo .htaccess.

Vamos lá:

Crie um arquivo .htaccess. Se for Windows, copie de um diretório que já exista e pague seu conteúdo, ou baixe um exemplo da internet. O Windows não deixa criar arquivo assim que ele considera sem nome (somente com extensão).

O Conteúdo dele seria assim:

# htaccess do Daniel - testando e evoluindo - v0.1

IndexIgnore *

Options +FollowSymlinks

<IfModule mod_rewrite.c>
RewriteEngine on
RewriteRule !^index.php(.*)$ index.php$1 [L]
</IfModule>

<Files .htaccess>
order deny,allow
deny from all
</Files>


A primeira linha com IndexIgnore não deixa listar o conteúdo do diretório.
A linha do Options +FollowSymlinks é para o funcionamento do módulo de rescritra.
Se o módulo de escrita estiver ativado, usa ele para substituir qualquer chamada de arquivo diferente de index.php e chama o index.php com a querystring usada inicialmente, ou seja, se eu chamar daniel.php?a=ddd, chama o caminho index.php?a=ddd.
Depois ele proíbe o acess odireto ao .htaccess. Só isso.

É simples e atende minhas necessidades. Claro que pode ser que eu melhore (com sua ajuda inclusive), mas já é um começo para evitar surpresas desagradáveis.

Esse arquivo faz efeito para os subdiretórios também. Se você quiser alterar as regras deles, basta criar um .htaccess com elas. Em caso de não criar, deve-se criar um arquivo index.php que não faz nada, pois sempre haverá redirecionamento para o index.php de cada diretório. Ou então na regra do .htaccess, basta colocar para redirecionar não apra o index.php, mas para /index.php ou /site/index.php para sempre ir para o mesmo arquivo.

Abraço!!